
Pelotas está entre os 215 municípios do Rio Grande do Sul habilitados para receber recursos do Fundo Estadual de Proteção e Bem-Estar de Animais Domésticos.
O recurso é proveniente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e será administrado no município pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA).
Ao todo, Pelotas deve receber R$ 150 mil. O valor será destinado exclusivamente a programas de esterilização cirúrgica de cães e gatos, além da identificação individual dos animais por meio de microchipagem.
Também está previsto o registro dos animais no Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos.
O fundo tem como objetivo fortalecer ações de proteção e bem-estar animal nos municípios gaúchos.
Os recursos são voltados ao atendimento de animais em situação de rua, animais pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social, animais sob responsabilidade de organizações de proteção, fêmeas em idade reprodutiva e animais resgatados de situações de abandono ou maus-tratos.
De acordo com o secretário de Qualidade Ambiental, Márcio Souza, a disponibilização do recurso deve reduzir a sobrecarga do Canil Municipal, que é um instrumento importante para o resgate de animais realizado pelo Município.
O secretário afirma que Pelotas está na fase final de habilitação documental e que os recursos serão concentrados nos bairros com maior incidência de animais comunitários em reprodução.
Segundo Márcio Souza, o foco será em animais que não têm tutor efetivo e que, em situações de abandono, maus-tratos ou comportamento agressivo, acabam gerando maior demanda para a Secretaria e para o Canil Municipal.
A iniciativa busca ampliar o controle populacional de cães e gatos, fortalecer as políticas públicas de bem-estar animal e reduzir situações de abandono no município.
Foto: Volmer Perez/Secom
Postado por Portal Oficial do Pelotas Notícias @pelotasnoticias
MATERIAL EXCLUSIVO: PROIBIDA CÓPIA
📲 Envie sua notícia: (53) 99705-1627













