ABSOLUTAMENTE TUDO SOBRE PELOTAS

RECEITA FEDERAL DESTINA 4 MIL LITROS DE BEBIDAS APREENDIDAS PARA PRODUÇÃO DE ÁLCOOL E COMBUSTÍVEL NA UFSM

A Delegacia da Receita Federal em Santa Maria realizou, na semana de 15 a 19 de junho, o transbordo e a entrega de 4 mil litros de bebidas alcoólicas apreendidas ao Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A ação transforma mercadorias oriundas do crime de descaminho em insumos para uso acadêmico, operacional e ambiental.

As bebidas apreendidas incluem produtos de alto valor comercial, como uísques, vodcas, tequilas e runs.

Antes da destinação, todo o material foi descaracterizado. O líquido foi acondicionado em quatro grandes recipientes com capacidade de mil litros cada, formando um mix de destilados com alto teor alcoólico.

Na UFSM, o material será processado pela Usina Piloto de Etanol do Colégio Politécnico.

Por meio de destilação, as bebidas serão transformadas em álcool etílico 92ºGL, também conhecido como etanol.

O produto final terá dupla utilidade. Parte poderá ser usada como combustível para veículos da frota da universidade.

Outra parte servirá como matéria-prima no Centro de Pesquisa e Produção em Álcool (CEPPA), onde será utilizada na fabricação de sanitizantes, como álcool 70º INPM e álcool glicerinado.

Esses produtos são usados na limpeza de estruturas do campus da UFSM.

Segundo o professor responsável pelo projeto, Dr. Filipe Fagan Donato, o rendimento da operação de destilação é de aproximadamente 30%.

Além da produção de etanol e sanitizantes, o projeto também reforça práticas de economia circular.

Os resíduos orgânicos resultantes do processo são reaproveitados como fertilizantes em atividades agrícolas do Colégio Politécnico.

A destinação também teve impacto ambiental e social.

O processo de descaracterização das bebidas gerou cerca de três toneladas de resíduos de vidro, plástico e papelão.

Todo esse material foi destinado pela Receita Federal à Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis de Santa Maria (ASMAR).

A medida contribui para a reciclagem e também para a geração de renda das famílias associadas.

Esta é a segunda destinação do tipo realizada em 2026. Em janeiro, a Receita Federal já havia entregue outros 3.120 litros de bebidas apreendidas.

A parceria institucional existe desde 2011.

Desde então, estima-se que mais de 400 mil litros de bebidas ilegais já tenham sido transformados em benefício para a comunidade acadêmica e para a sociedade.

Postado por Portal Oficial do Pelotas Notícias @pelotasnoticias

MATERIAL EXCLUSIVO: PROIBIDA CÓPIA

📲 Envie sua notícia: (53) 99705-1627

📧 pelotasnoticias.comercial@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!