
A Delegacia da Receita Federal em Santa Maria realizou, na semana de 15 a 19 de junho, o transbordo e a entrega de 4 mil litros de bebidas alcoólicas apreendidas ao Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A ação transforma mercadorias oriundas do crime de descaminho em insumos para uso acadêmico, operacional e ambiental.
As bebidas apreendidas incluem produtos de alto valor comercial, como uísques, vodcas, tequilas e runs.
Antes da destinação, todo o material foi descaracterizado. O líquido foi acondicionado em quatro grandes recipientes com capacidade de mil litros cada, formando um mix de destilados com alto teor alcoólico.
Na UFSM, o material será processado pela Usina Piloto de Etanol do Colégio Politécnico.
Por meio de destilação, as bebidas serão transformadas em álcool etílico 92ºGL, também conhecido como etanol.
O produto final terá dupla utilidade. Parte poderá ser usada como combustível para veículos da frota da universidade.
Outra parte servirá como matéria-prima no Centro de Pesquisa e Produção em Álcool (CEPPA), onde será utilizada na fabricação de sanitizantes, como álcool 70º INPM e álcool glicerinado.
Esses produtos são usados na limpeza de estruturas do campus da UFSM.
Segundo o professor responsável pelo projeto, Dr. Filipe Fagan Donato, o rendimento da operação de destilação é de aproximadamente 30%.
Além da produção de etanol e sanitizantes, o projeto também reforça práticas de economia circular.
Os resíduos orgânicos resultantes do processo são reaproveitados como fertilizantes em atividades agrícolas do Colégio Politécnico.
A destinação também teve impacto ambiental e social.
O processo de descaracterização das bebidas gerou cerca de três toneladas de resíduos de vidro, plástico e papelão.
Todo esse material foi destinado pela Receita Federal à Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis de Santa Maria (ASMAR).
A medida contribui para a reciclagem e também para a geração de renda das famílias associadas.
Esta é a segunda destinação do tipo realizada em 2026. Em janeiro, a Receita Federal já havia entregue outros 3.120 litros de bebidas apreendidas.
A parceria institucional existe desde 2011.
Desde então, estima-se que mais de 400 mil litros de bebidas ilegais já tenham sido transformados em benefício para a comunidade acadêmica e para a sociedade.
Postado por Portal Oficial do Pelotas Notícias @pelotasnoticias
MATERIAL EXCLUSIVO: PROIBIDA CÓPIA
📲 Envie sua notícia: (53) 99705-1627













